
Sly Stone, ícone do funk psicodélico, morre aos 82 anos nos EUA
Lendário líder da Family Stone faleceu em casa, cercado pela família, deixando um legado marcante na música negra americana e na cultura pop das décadas de 1960 e 1970
NOTÍCIAS
Redação - SOM DE FITA
6/10/2025




Sly Stone, um dos nomes mais influentes da música funk e soul dos anos 60 e 70, faleceu nesta segunda-feira (9) aos 82 anos, nos Estados Unidos. O artista estava enfrentando uma doença pulmonar obstrutiva crônica, além de outros problemas de saúde. Segundo um comunicado oficial, ele "morreu pacificamente, cercado por seus três filhos, seu melhor amigo e sua família estendida".
Stone foi a mente criativa por trás da Sly and the Family Stone, banda que quebrou barreiras de raça e gênero ao reunir integrantes diversos em um mesmo palco, e que trouxe ao mundo álbuns visionários como A Whole New Thing e There's a Riot Goin' On. Hits como “Everyday People” e “Dance to the Music” ajudaram a moldar o som de uma geração e seguem sendo referência para músicos até hoje.
Sua contribuição à música foi reconhecida oficialmente em 1993, quando ele e sua banda entraram para o Rock and Roll Hall of Fame. E mais recentemente, sua trajetória virou tema do documentário Sly Lives! (aka The Burden of Black Genius), lançado em 2025 sob a direção do músico Questlove.
“Uma das citações mais fortes do filme é que Sly criou o alfabeto que ainda usamos para expressar música. Ele foi o primeiro a tirar proveito de ser um músico caseiro, da gravação multipista, do wah-wah, da bateria eletrônica e de fazer tudo sozinho”, disse Questlove em entrevista à Variety.
Para o diretor, Stone foi muito além da sua época: “Elogiamos Stevie Wonder e Prince por essas coisas, mas Sly foi o pioneiro. Ele também reviveu o hip-hop sozinho com todos os samples que criou."
Mesmo com uma carreira marcada por altos e baixos, o impacto de Sly Stone na cultura musical permanece inegável. Seu som, sua ousadia e sua visão continuam reverberando nas produções atuais, provando que alguns legados não se apagam com o tempo.
mais notícias:
Notícias, resenhas e cultura underground em destaque.
© 2025. Todos os direitos reservados.
Música, atitude e resistência em alta rotação.
Rebobinando o furdunço, Dando o play no Fuzuê.
Siga a gente nas redes sociais

