
“Ritas”: documentário celebra a essência sincera de Rita Lee com aval da própria cantora
Dirigido por Oswaldo Santana, filme traz imagens inéditas e a última entrevista de Rita, revelando facetas pouco conhecidas da artista
NOTÍCIAS
Redação - SOM DE FITA
6/10/2025




A trajetória irreverente e autêntica de Rita Lee volta aos holofotes com o documentário Ritas, lançado recentemente nos cinemas brasileiros. A produção é conduzida por Oswaldo Santana e codirigida por Karen Harley, e tem como fio condutor a própria voz da artista — que narra o filme a partir de sua última entrevista registrada em vídeo.
O longa mergulha em mais de seis décadas de carreira de Rita, unindo imagens inéditas, trechos de acervos históricos e momentos íntimos da artista. Com o aval da própria Rita, ainda em vida, e o apoio de sua família e de seu companheiro de longa data, Roberto de Carvalho, Ritas propõe um mergulho sensível na pluralidade de talentos que marcaram a artista.
Em entrevista ao portal TMDQA!, Oswaldo Santana destacou o impacto pessoal de revisitar a história de uma figura tão complexa quanto Rita. Ele compartilhou o que mais o tocou ao lidar com o material bruto da entrevista:
“Todas as entrevistas da Rita são muito verdadeiras, muito sinceras e verdadeiras. Então, sim, é muito rico. Você, por exemplo, se depara com o material bruto dessa entrevista e vê tanta qualidade, tanto ouro, tanta propriedade, tanta coisa legal.”
Entre as descobertas durante o processo, Santana revelou uma surpresa especial: o talento de Rita como artista plástica.
“Por exemplo, o lado artista plástica dela. Isso foi uma grata surpresa, de ver o talento dela também dentro disso. Porque não é só as diversas coisas que ela se propôs a fazer, mas a qualidade que ela entrega. Então, desde as artes plásticas, ela como escritora, tem a autobiografia, tem os livros infantis, e o lado ativista. É muito rico se debruçar sobre um material tão vasto e enxergar tanta qualidade, tanto talento. E eu gosto de falar: tanta verdade.”
Além da carga emocional envolvida na construção do filme, o diretor também comentou sobre a dificuldade de selecionar as músicas que representariam melhor a narrativa proposta. Segundo ele, o documentário tem o potencial de reconectar Rita Lee com as novas gerações, apresentando uma artista multifacetada que seguiu fiel à sua essência até o fim.
A entrevista completa com Oswaldo Santana pode ser conferida no site do TMDQA!, clicando aqui. Um convite para quem quer entender — ou lembrar — por que Rita Lee é um ícone que segue vivo no imaginário cultural brasileiro.
Confira o Trailer Oficial:

mais notícias:
Notícias, resenhas e cultura underground em destaque.
© 2025. Todos os direitos reservados.
Música, atitude e resistência em alta rotação.
Rebobinando o furdunço, Dando o play no Fuzuê.
Siga a gente nas redes sociais

