
"Rita Lee: Mania de Você" estreia na Max e revisita fase solo da cantora com foco pós-Mutantes
Documentário foca na trajetória de Rita a partir dos anos 1970 e traz depoimentos da família, artistas e amigos
MATÉRIA
Redação - SOM DE FITA
5/16/2025




O documentário Rita Lee – Mania de Você, dirigido por Guito Goldberg, chegou à plataforma Max no dia 8 de maio, data que marcou um ano da morte da artista paulistana. A produção, que tem 82 minutos de duração, propõe um retrato da cantora, compositora e instrumentista que marcou gerações e abriu caminhos para as mulheres no rock brasileiro.
O longa acompanha a carreira de Rita a partir de 1973, ano em que a artista iniciou sua parceria com a banda Tutti Frutti. Fica de fora, no entanto, o período com os Mutantes — grupo fundado nos anos 1960 ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Segundo informações divulgadas, o pedido para uso de imagens do trio não teve retorno de Sérgio Dias, e o recorte adotado pelo filme foi o da fase solo de Rita. Ainda assim, a ausência do grupo é sentida por parte do público e da crítica.
Com destaque para a era iniciada no disco Fruto Proibido (1975), o documentário mostra também a fase da artista ao lado de Roberto de Carvalho, seu parceiro na vida e na música desde o final dos anos 1970. Entre os depoimentos presentes no filme estão nomes como Ney Matogrosso, Gilberto Gil e o jornalista Guilherme Samora, além dos três filhos da artista – Beto, João e Antonio Lee –, da irmã Virgínia Lee e do próprio Roberto.
Além da carreira, o filme aborda aspectos pessoais da trajetória de Rita, incluindo o uso de drogas e álcool, além da censura enfrentada por suas letras durante os anos de ditadura, algo que a aproximou de nomes da MPB também perseguidos na época.
Com direção de fotografia de Lucas Barbi e produção da Couro de Rato, o documentário foi lançado com o aval da família da artista e busca apresentar Rita Lee a novas gerações. O longa não é o primeiro tributo audiovisual à cantora: no fim de maio, o circuito de cinemas recebe também Ritas, filme dirigido por Oswaldo Santana que estreou no festival É Tudo Verdade.
Rita Lee – Mania de Você também se conecta às publicações da própria artista, como a autobiografia lançada em 2016 e o livro póstumo de 2023, no qual detalha sua luta contra o câncer de pulmão, diagnosticado em 2021.
mais lidas:
Notícias, resenhas e cultura underground em destaque.
© 2025. Todos os direitos reservados.
Música, atitude e resistência em alta rotação.
Rebobinando o furdunço, Dando o play no Fuzuê.
Siga a gente nas redes sociais

