
Renato Russo e a defesa histórica da diversidade volta aos holofotes com fala dos anos 90
Entrevista rara do cantor sobre pessoas trans e fascismo viraliza novamente e mostra o quanto suas palavras continuam atuais
NOTÍCIAS
Redação - SOM DE FITA
6/13/2025




Um vídeo de 1995 com Renato Russo voltou a circular com força nas redes sociais, especialmente no X/Twitter. O trecho resgata um momento em que o vocalista da Legião Urbana, com sua costumeira franqueza, fala sobre a importância das pessoas trans e travestis na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
A entrevista foi concedida ao Jornal Entre Nós e destaca o posicionamento firme do cantor contra a discriminação. Em um dos trechos mais compartilhados, Renato declara:
"As travestis abriram caminho pra todo mundo. Pra todo mundo. […] Não me interessa, meu filho, eu quero um estatuto no código do município. ‘Não pode haver discriminação por identidade sexual’, porque senão fica que nem os gays lá dos Estados Unidos, que acham que estão muito, muito bem, mas não tem nenhuma lei pra proteger eles, não."
Além de defender direitos civis e denunciar a ausência de amparo legal para pessoas LGBTQIAPN+ nos EUA, ele também falava de sua própria identidade e participação dentro da comunidade.
Essa não é a primeira vez que falas de Renato Russo ganham novo fôlego nas redes. Em uma outra entrevista, feita em 1994, o cantor demonstrava preocupação com o avanço de movimentos autoritários pelo mundo e no Brasil. Em tom crítico, ele já apontava a leniência da mídia com discursos extremistas.
"É pra falar contra o fascismo mesmo. Eu acho que a grande imprensa tá vacilando, tem jornais grandes aqui do Rio de Janeiro dando página inteira pra fascista. […] São sexistas, são intolerantes, são idiotas. O problema é que são idiotas com ideologia. E eu como pessoa, como indivíduo e como artista, pelo menos pra manter a minha consciência tranquila, seria legal dar uma resposta a isso."
Quase 30 anos depois, as palavras de Renato seguem ecoando — como se tivessem sido ditas ontem.
Confira a entrevista abaixo:

mais notícias:
SOM DE FITA
Notícias, resenhas e cultura underground em destaque.
© 2025. Todos os direitos reservados.
Música, atitude e resistência em alta rotação.
Rebobinando o furdunço, Dando o play no Fuzuê.
Nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Siga a gente nas redes sociais