Quando o Papa Francisco Surpreendeu com um Disco de Rock Progressivo

Álbum “Wake Up!” mistura discursos religiosos com arranjos sinfônicos e foi comparado ao Pink Floyd

MATÉRIA

Redação - SOM DE FITA

4/24/2025

Em 2015, o Vaticano surpreendeu o mundo da música com o lançamento de um álbum nada convencional: Wake Up!, um disco que une discursos do Papa Francisco a arranjos instrumentais que passeiam entre o pop, o rock progressivo e a música clássica. Parte da renda do projeto foi destinada a ajudar refugiados, segundo o próprio Vaticano.

A produção ficou a cargo de Don Giulio Neroni, veterano em projetos semelhantes e responsável por trabalhos anteriores com os papas João Paulo II e Bento XVI. Composto por 11 faixas, o álbum estreou em 27 de novembro daquele ano e trouxe à tona uma combinação sonora inesperada dentro do universo religioso.

Uma das músicas que mais chamaram atenção foi "Wake up! Go go forward!", destacada pelo jornal El País, que apontou semelhanças entre a faixa e o som do Pink Floyd. Com clima de rock progressivo e uma mensagem espiritual, a canção se destacou como um dos momentos mais curiosos do álbum. Há até um trecho em português, no qual o Papa Francisco diz: "Fazei o que Ele vos disser".

As composições ficaram principalmente por conta de Tony Pagliuca, ex-integrante da clássica banda italiana de rock progressivo Le Orme, conhecida por dominar as paradas italianas nos anos 70.

Mesmo que não seja uma produção pensada para o público do rock, Wake Up! é um daqueles projetos que instigam a curiosidade – e mostram que, às vezes, até o Papa pode dar uma voltinha pelo universo do prog.

confira: