
Quando D2 Conheceu Mujica: Um Encontro Marcado por Ideias, Afeto e Luta Social
Durante uma turnê com o Planet Hemp em 2016, Marcelo D2 visitou Pepe Mujica no Uruguai e saiu de lá com conselhos, afeto e uma nova perspectiva sobre a legalização das drogas e a importância do diálogo entre arte e política
MATÉRIAMAIS LIDAS
Redação - SOM DE FITA
5/16/2025




O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, falecido esta semana aos 89 anos, foi muito além da política: tornou-se símbolo de resistência, simplicidade e abertura ao diálogo com artistas e ativistas de toda a América Latina. Um desses encontros memoráveis aconteceu em 2016, quando Marcelo D2 decidiu bater à porta do ex-mandatário durante uma passagem pelo Uruguai com o Planet Hemp.
Em busca de entender de perto a política de legalização da maconha implantada no país, D2 passou uma tarde com Mujica em sua famosa chácara na zona rural de Montevidéu. “Ele é uma figura importantíssima da nossa geração por tudo o que passou. Foi um encontro muito forte, quase como encontrar um guru”, contou o rapper ao jornal O Globo na época.
Pepe Mujica era conhecido pelo estilo de vida austero – morava na mesma casa há décadas e dirigia um Fusca 1987 até mesmo durante sua presidência. A recepção a D2 seguiu essa linha despretensiosa. “Quando eu cheguei, senti que ele estava meio que me testando, para saber como eu pensava, quem eu era. Mas aí foi quebrando o gelo e confiando em mim. Virou um bate-papo. Quando vi, ele estava fazendo carinho nas minhas costas enquanto conversávamos, uma coisa meio avô”, revelou o músico.
Apesar da visita ter como motivação inicial discutir a legalização da maconha – uma bandeira histórica do Planet Hemp –, o assunto ficou em segundo plano diante da conexão que se formou entre os dois. “Fui para falar de legalização e acabou sendo o assunto que menos abordamos. Eu tinha muito mais para saber dele”, admitiu D2.
Na época, o rapper saiu impactado pela estrutura uruguaia e fez um paralelo direto com a realidade brasileira: “Como eu queria que o Brasil tivesse a coragem de tirar este peso de cima da favela. O país não precisa de mais polícia no morro, precisa de educação e saúde”.
Desde esse encontro, Marcelo D2 seguiu firme em sua trajetória, lançando trabalhos como Amar É Para os Fortes (2018), IBORU (2023), além de reativar o Planet Hemp com o disco JARDINEIROS (2022) e celebrar os 30 anos da banda com o DVD Baseado em Fatos Reais.
Pepe Mujica, por sua vez, continuou ativo como senador até sua aposentadoria durante a pandemia. De sua chácara, manteve o papel de conselheiro da América Latina com falas potentes sobre amor, meio ambiente e cultura. Sua despedida, nesta quarta-feira (14), levou uma multidão às ruas de Montevidéu para acompanhar o cortejo que passou por marcos de sua história – incluindo o Palácio Legislativo e a antiga sede do MLN.
O encontro entre Mujica e D2 foi só uma das muitas pontes que o ex-presidente construiu ao longo da vida – sempre guiado pela ética, pela simplicidade e pelo compromisso com a justiça social.
mais lidas:
Notícias, resenhas e cultura underground em destaque.
© 2025. Todos os direitos reservados.
Música, atitude e resistência em alta rotação.
Rebobinando o furdunço, Dando o play no Fuzuê.
Siga a gente nas redes sociais

