Natiruts apresenta baixo feito de cânhamo em show de despedida e reforça defesa pela legalização

Luís Maurício constrói instrumento inédito com fibra de cannabis e revela desejo de presentear Lula após a turnê

NOTÍCIAS

Redação - SOM DE FITA

5/27/2025

Durante uma entrevista para a 89 FM, o Natiruts revelou que vai estrear um instrumento pra lá de especial no show da turnê de despedida, que acontece neste sábado (24), no Allianz Parque, em São Paulo: trata-se do primeiro baixo de cânhamo do mundo.

O baixista da banda, Luís Maurício, contou que a ideia surgiu como forma de fortalecer a defesa pela legalização e uso consciente da cannabis no Brasil. Ele participou nesta semana do podcast Xablaw, apresentado por Yuri Danka e Taynara Chagas, onde compartilhou a novidade: construiu um baixo totalmente feito de fibra de cânhamo.

“De uns tempos pra cá a gente tem procurado dar luz para essa causa em todas as frentes, do medicinal, do uso da fibra dentro da indústria, que é muito maravilhoso, quando você mergulha nesse universo também, do uso da fibra. E pra isso, pra esse show do Allianz, eu fiz um baixo com a madeira da fibra do cânhamo”, explicou Luís.

Ele também destacou que, até onde sabe, esse é o primeiro instrumento do tipo no mundo e reforçou a importância de o Brasil investir na cultura do cânhamo: “Porque o Brasil, uma potência agrícola do jeito que é, é um desperdício muito grande. A China, que é um país proibicionista totalmente, é o maior exportador de cânhamo do mundo, tem 35% do mercado. Então, o Brasil poderia assumir esse protagonismo, gerar empregos, uma riqueza absurda para o nosso país e baratear o medicamento, porque - é importante falar isso - o cânhamo não tem THC, é muito baixo, então ele não é psicoativo. Não tem justificativa nenhuma pra gente não estar produzindo aqui no nosso Brasil”.

De acordo com o UOL, após o encerramento da turnê, Luís Maurício pretende doar o instrumento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como forma de chamar atenção para a necessidade de regulamentar o cultivo da planta no país.

mais notícias: