Lemmy Ganha Estátua em Burslem com Baixo em Punho e Cinzas na Base

Cidade natal do líder do Motörhead presta homenagem imortal em bronze com direito a comboio de motos e reverência ao legado do rock pesado

NOTÍCIAS

Redação - SOM DE FITA

5/12/2025

No último dia 9 de maio, fãs de todas as partes se reuniram em Burslem, Stoke-on-Trent, na Inglaterra, para celebrar um dos nomes mais marcantes da história do rock: Lemmy Kilmister. O lendário frontman do Motörhead agora tem uma estátua de dois metros de altura em sua terra natal, cravada na Market Place, bem no centro da cidade.

A escultura, obra do artista Andy Edwards — também admirador declarado da banda — traz Lemmy em sua forma mais icônica: posicionado diante do microfone, empunhando o baixo e com o visual típico dos anos 80, que se tornou uma marca registrada. Além do impacto visual, a base da estátua guarda um detalhe de peso: um compartimento com parte das cinzas do músico.

A chegada das cinzas foi marcada por um cortejo de motociclistas, em um momento barulhento e simbólico que refletiu o espírito livre e selvagem do homenageado. A celebração também coincidiu com os 50 anos de estrada do Motörhead, grupo essencial na construção da estética crua e barulhenta do rock pesado.

Como disse Andy Edwards ao apresentar a peça: "É sobre Lemmy, é sobre o rock’n’roll. E também é sobre Stoke-on-Trent."