Freddy Lim: do Metal Extremo à Diplomacia — Vocalista do Chthonic assume posto de embaixador de Taiwan na Finlândia

“Não há mágica na diplomacia, temos apenas que ir com tudo e seguir em frente”

NOTÍCIAS

Redação - SOM DE FITA

5/28/2025

A ligação histórica entre a Finlândia e o metal acaba de ganhar um reforço inusitado: Freddy Lim, vocalista da banda taiwanesa Chthonic, foi nomeado como embaixador de Taiwan na Finlândia.

Conhecido como o “Black Sabbath da Ásia” pela importância de sua banda no cenário metálico mundial, Lim lidera o Chthonic desde 1995 e, mesmo tendo ingressado na política em 2015, nunca se afastou da música. Em publicação comemorando o novo cargo (via NME), ele declarou:

“Trabalhar com meus parceiros na indústria musical finlandesa há tanto tempo me fez ter um sentimento muito especial por este país. Continuarei a trabalhar nessas bases sólidas para fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre a Finlândia e Taiwan, para beneficiar os dois povos e conquistar um apoio mais forte da Finlândia para Taiwan. Não há mágica na diplomacia, temos apenas que ir com tudo e seguir em frente.”

O Chthonic, com uma discografia de oito álbuns — incluindo o mais recente single “Endless Aeons”, lançado este ano —, ganhou projeção internacional em 2005 com o disco Seediq Bale, participando desde então dos principais festivais de metal do mundo.

Atuando também como político pelo Partido Democrático Progressista (DPP), Lim defende pautas como o casamento igualitário e os direitos dos povos indígenas em Taiwan. Antes mesmo de entrar oficialmente para a política, ele já atuava como presidente da Anistia Internacional de Taiwan, colaborando em projetos internacionais, inclusive na Finlândia.

E já que o nome Black Sabbath surgiu na conversa...

No dia 5 de julho, a lendária banda britânica fará o último show de sua carreira em Birmingham, Inglaterra, cidade natal do grupo. Ozzy Osbourne estará à frente dos vocais, acompanhado de diversos convidados especiais, em uma despedida definitiva para os fãs do heavy metal.

mais notícias: