
Documentário sobre a cena hardcore dos anos 90 estreia no In-Edit Brasil
Filme dirigido por Marcelo Fonseca e George Ferreira retrata a evolução do gênero no Brasil pós-punk oitentista
NOTÍCIAS
Redação - SOM DE FITA
6/6/2025




O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece entre os dias 11 e 22 de junho, em São Paulo, será palco da estreia nacional de Hardcore 90, documentário que revisita um período crucial para o hardcore brasileiro.
A produção dirigida por Marcelo Fonseca e George Ferreira mergulha em uma fase de transição no cenário underground, quando bandas formadas no início dos anos 1990 tomaram a dianteira para renovar o estilo após o desgaste da primeira geração punk. “Hardcore 90” foca nesse momento em que, após os excessos e a fragmentação do final dos anos 80, surgiu uma nova leva de músicos e militantes que mantiveram a intensidade sonora, mas com um discurso mais articulado, engajado e coletivo.
“A história pouco contada de uma cena que resistiu, evoluiu e deixou marcas profundas no underground brasileiro chega às telonas com força total”, diz o texto de divulgação do festival.
Bandas como No Violence, Ação Direta, Garage Fuzz, ROT, Safari Hamburguers, Abuso Sonoro, Personal Choice e Dominatrix ganham destaque no filme. O documentário mostra tanto a sonoridade quanto os bastidores de uma juventude que encontrou no hardcore um espaço para resistência, questionamento e ação política.
O In-Edit, criado originalmente em Barcelona em 2003 e presente no Brasil desde 2009, já passou por países como Chile, Grécia, México e Países Baixos. Nesta edição, coloca os holofotes sobre uma geração que manteve viva a chama do “faça você mesmo” e que agora conquista seu espaço também nas telas de cinema.
O trailer oficial do documentário Hardcore 90 já está disponível para quem quiser um gostinho do que vem por aí.
mais notícias:
Notícias, resenhas e cultura underground em destaque.
© 2025. Todos os direitos reservados.
Música, atitude e resistência em alta rotação.
Rebobinando o furdunço, Dando o play no Fuzuê.
Siga a gente nas redes sociais

