Dave Navarro dá adeus ao Jane’s Addiction após briga no palco: “Tudo foi destruído”

Guitarrista relembra confronto com Perry Farrell e diz que não há mais futuro para a banda

NOTÍCIAS

Redação - SOM DE FITA

5/21/2025

Parece que o Jane’s Addiction realmente chegou ao fim. Dave Navarro falou abertamente sobre o conflito que abalou a banda em 2023 e não deixou esperanças de uma reunião. Em entrevista à Guitar Player (via Loudwire), o guitarrista declarou que a apresentação em Boston, onde se envolveu numa briga com o vocalista Perry Farrell, selou o destino do grupo.

No show do dia 13 de setembro do ano passado, a formação clássica da banda se reencontrava após mais de 14 anos — mas o clima nos bastidores não era dos melhores. Durante a performance de “Ocean Size”, Perry Farrell partiu para cima de Navarro no palco, com direito a tentativa de soco, como mostrado por imagens do ocorrido. O episódio levou ao cancelamento da turnê e a um comunicado oficial assinado por Navarro, Eric Avery (baixo) e Stephen Perkins (bateria), que atribuíram a decisão ao “contínuo padrão de comportamento” e às “dificuldades de saúde mental” do vocalista.

Ao ser questionado sobre o pior show da sua vida, Navarro não economizou nas palavras:

“Preciso falar em linhas gerais aqui, porque há outras pessoas envolvidas, e a questão ainda é muito delicada e não resolvida. Houve uma briga no palco, e todo o trabalho duro, dedicação, composição, horas no estúdio, e a arrumação e saída de casa, e a viagem pelo país e pela Europa, e a tentativa de superar minha doença [COVID longa] — tudo isso parou bruscamente e destruiu para sempre a vida da banda. E não há chance de a banda voltar a tocar junta.”

Apesar de considerar parte da turnê de 2024 como um de seus melhores momentos com o Jane’s Addiction, Navarro apontou que aquele show em Boston encerrou qualquer possibilidade de continuação:

“Devo dizer que esse é o meu show menos favorito, sem criar animosidade, sem citar nomes, apontar dedos e inventar desculpas. Vou apenas dizer que a experiência anterior àquele show, quando estávamos na Europa e nos dando bem, de verdade, pela primeira vez — porque na nossa idade, na casa dos 50 e 60 anos, todo mundo já fez o que tinha que fazer, e não éramos competitivos uns com os outros — estávamos nos dando bem. Não havia problema de ego; éramos apenas quatro caras fazendo ótimas músicas, assim como fazíamos no começo. Éramos só nós dois no palco, com as pessoas enlouquecendo.”

A última música lançada pela banda, “True Love”, apresentada em shows de 2023, pode ter sido o adeus definitivo de uma das formações mais icônicas do rock alternativo. Para os fãs, resta agora apenas o legado.

mais notícias: