
Brian Wilson, mente criativa dos Beach Boys, morre aos 82 anos
Gênio por trás do clássico Pet Sounds deixa um legado imensurável na música pop e na arte da produção em estúdio
NOTÍCIAS
Redação - SOM DE FITA
6/11/2025




Brian Wilson, cofundador dos Beach Boys e considerado um dos maiores arquitetos da música pop do século 20, morreu aos 82 anos. A informação foi divulgada pela família nas redes sociais. A causa da morte não foi informada.
A nota afirma:
“Estamos de coração partido ao anunciar que nosso amado pai, Brian Wilson, faleceu. Neste momento, estamos sem palavras. Pedimos que respeitem nossa privacidade enquanto nossa família está de luto. Sabemos que estamos compartilhando nossa dor com o mundo.”
Em 2024, havia sido divulgado que Wilson enfrentava problemas neurológicos semelhantes à demência, embora um diagnóstico oficial não tenha sido confirmado.
Além de seu papel como vocalista e líder criativo dos Beach Boys, Wilson foi pioneiro na forma como o estúdio passou a ser tratado como um instrumento em si. Seu trabalho no aclamado álbum Pet Sounds (1966) ajudou a moldar o caminho da música moderna, mesmo que, na época, o disco tenha enfrentado resistência crítica e comercial.
Pet Sounds, que inclui faixas icônicas como “Wouldn’t It Be Nice”, acabou reconhecido como uma obra-prima e foi eternizado na Biblioteca do Congresso dos EUA por sua relevância cultural.
Brian fundou os Beach Boys ao lado dos irmãos Dennis e Carl Wilson, do primo Mike Love e do amigo Al Jardine. Sua abordagem inovadora à composição e produção influenciou gerações de artistas e redefiniu o potencial artístico da música pop.
Com sua partida, a música perde um de seus visionários mais audaciosos.
mais notícias:
Notícias, resenhas e cultura underground em destaque.
© 2025. Todos os direitos reservados.
Música, atitude e resistência em alta rotação.
Rebobinando o furdunço, Dando o play no Fuzuê.
Siga a gente nas redes sociais

