
Bill Ward se prepara com tudo para reencontro final com o Black Sabbath
Após anos longe dos palcos com a banda e enfrentando sérios problemas de saúde, baterista original reforça a musculatura, encara treinos de boxe e diz estar pronto para o adeus em Birmingham
NOTÍCIAS
Redação - SOM DE FITA
6/4/2025




Depois de quase duas décadas sem tocar com o Black Sabbath, Bill Ward está pronto para retornar à formação original da banda em um show que promete entrar para a história. A apresentação está marcada para o dia 5 de julho, em Birmingham, terra natal do grupo, e será o último capítulo da trajetória da banda — e o primeiro com Ward na bateria desde 2005.
Desde então, outros músicos assumiram as baquetas. Brad Wilk (Rage Against the Machine) tocou no disco 13, lançado em 2013, enquanto Tommy Clufetos, da banda de Ozzy Osbourne, liderou as baquetas nas turnês seguintes.
Ward, hoje com 77 anos, tem um histórico de saúde complicado. Ele já havia ficado de fora de apresentações em 1998 por conta de um infarto e, em 2013, precisou passar por cirurgia no ombro e outras internações. “Não achávamos que Bill conseguiria fazer um show de duas horas com um solo de bateria toda noite”, declarou Ozzy na época, justificando a ausência do colega na reunião da banda.
Mais recentemente, o baterista revelou à revista Classic Rock que sofre de neuropatia, condição que afeta os nervos e pode causar dores, dormência e fraqueza. Mas isso não o impediu de entrar firme na preparação para o que será seu retorno derradeiro ao palco com o Sabbath.
“Faço treinos de sparring [luta], boxe… isso mantém a parte superior do corpo em forma. Estou levando isso a sério”, contou. Ele também adotou o uso de bolsas de gelo para aliviar os sintomas da neuropatia: “Eliminam toda a dor e a queimação”, explicou. Além disso, Ward tem passado horas praticando, se reacostumando com os pratos pesados e focando no fortalecimento dos pulsos e no preparo físico.
Apesar de todas as dificuldades, ele mantém uma postura otimista. Em uma postagem recente, comentou: “Não vou falar sobre minha saúde publicamente, exceto para dizer que estou muito bem para alguém com 76 anos, sou ativo musicalmente todos os dias e tenho uma vida muito ocupada e gratificante.”
A despedida definitiva do Sabbath
O evento de despedida do Black Sabbath contará com a formação original e será realizado no Villa Park, estádio em Birmingham. O lucro do show será revertido para três instituições beneficentes: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
Além da performance final da banda, o festival reunirá um time de peso do rock e metal: Ozzy Osbourne (em carreira solo), Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Lamb of God, Mastodon, Anthrax, Halestorm e Rival Sons.
Entre os convidados especiais estão nomes como Billy Corgan, David Draiman, Duff McKagan, Fred Durst, Lzzy Hale, Jonathan Davis, Tom Morello, K.K. Downing, Jake E. Lee, Mike Bordin, Sammy Hagar, Rudy Sarzo, Papa V Perpetua, Slash, Wolfgang Van Halen e Sleep Token II.
A última vez que o Black Sabbath se apresentou foi em fevereiro de 2017, também em Birmingham — mas sem Bill Ward. Agora, com a formação clássica reunida uma última vez, a noite promete ser um marco para os fãs e para a história do heavy metal.
mais notícias:
Notícias, resenhas e cultura underground em destaque.
© 2025. Todos os direitos reservados.
Música, atitude e resistência em alta rotação.
Rebobinando o furdunço, Dando o play no Fuzuê.
Siga a gente nas redes sociais

